segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Craquele com decoupage

A pedido de Claudia - Se fosse na minha casa - vou tentar explicar como fiz a caixinha. Como fiz bem rapido porque era pra mandar pra minha mami, nem deu tempo tirar foto do passo a passo. Mas é super pratico.

1. Usei uma caixa de mdf, pintei com a base branca e depois pintei com um tom de azul. (com exceção do lugar onde segura a caixa (nao sei o nome desse treco onde a gente segura...rs)
2. Apliquei o decoupage com ela fechada e depois com um estilete cortei a divisao entre o fundo e a tampa.
3. Agora a parte que Claudia quer aprender - o craquele. Claudia fazer craquele é super prático porque ja vendem uns kits prontos que sao compostos de um verniz base e o craquele. Eu gosto muito do kit da Daiara. (http://www.daiaraartes.com.br/)
Nesse caso usei o kit transparente, primeiro apliquei o verniz com uma demão generosa e ai usei o secador para acelerar a secagem.... nao deixei secar totalmente. Falam assim: no ponto dormente, que é quando voce coloca o dedo e nao mela, mas da uma grudadinha basica.... Entao nessa hora eu apliquei o craquele... Quanto mais espesso ficar essa demão maior fica o craquelado.
Na caixa usei uma demão básica porque queria um craquele pequeno.
Aí, ta na hora do secador ou se preferir pode esperar umas 12 horas para ele secar naturalmente.
Eu gosto de usar o secador, acho lindinho o efeito que vai fazendo....
4. Depois de completamente seco, apliquei uma cera tambem da daiara em tom dourado... aplico com um pano macio e vou tirando o excesso com o proprio pano para dar uniformidade. Depois que a cera ta seca (e seca bem rapido) é so dar uma lustrada com um pano macio.... Nem precisa usar verniz para finalizar.

Se voce optar por usar um kit colorido vai ser assim:
1. primeiro voce pinta a caixa (ou o que voce preferir) , vamos supor que voce pinte de branco.
2. depois voce aplica o verniz base.
3. agora voce coloca o craquele colorido (vamos imaginar que voce escolha o laranja). quando craquelar ele vai ficar laranja com as rachaduras em branco... a cor que voce colocar como base será a cor que vai aparecer no craquelado.

Deu pra entender direitinho?

Beijinhos e se fizer algo depois me mostra tah?